A palavra firewall é constantemente encontrada em textos que tratam de assuntos relacionados à segurança do computador. Mas afinal, o que é uma firewall? Vamos começar pelo significado da palavra. Firewall em português é o mesmo que parede corta-fogo, um tipo de parede, utilizada principalmente em prédios, que contém o fogo em casos de incêndio. O firewall da informática faz jus ao nome, funcionando de maneira análoga ao mecanismo de contenção de fogo. Ao invés de barrar o avanço deste, ele age interceptando e impedindo a difusão de conexões não autorizadas e/ou nocivas em uma rede.

Como funciona?

Um firewall trabalha controlando o tráfego em uma rede, usando para isso um conjunto de regras. Este determina qual o conteúdo poderá trafegar pela rede, bem como as conexões que serão aceitas ou negadas. Se, por exemplo, um hacker tentar acessar a sua rede, ou até mesmo um único computador ligado à Internet, e você possuir um firewall configurado adequadamente, o acesso dele será interceptado e bloqueado. O mesmo vale para os worms, pragas que utilizam a rede para se disseminarem.

Tipos

Os firewalls podem se apresentar sob duas formas: software e hardware. A primeira, mais comum, são programas que o usuário instala na máquina para realizar o controle das conexões, tanto as que entram, como as que saem. Como exemplo, temos os aplicativos Comodo Personal Firewall, ZoneAlarm e Ashampoo FireWall.

Já sob a forma de hardware, temos equipamentos específicos que reforçam a segurança de uma rede. Esses geralmente são empregados em redes de grande porte, principalmente em empresas que necessitam de mais segurança a suas máquinas, uma vez que são equipamentos nem um pouco baratos. Uma versão um pouco mais simples de firewall em hardware pode ser encontrada em modems roteadores, como esses utilizados em conexões ADSL.

Embora utilizar os dois tipos seja o ideal para reforçar a segurança de uma rede, dispor de um bom software e navegar com cautela pela Internet são medidas triviais que ajudarão, e muito, a impedir que o seu computador — ou rede — seja invadido por um hacker.

Firewall grátis

Uma firewall grátis é um Software que se pode instalar e utilizar livremente no computador. São também chamadas de ‘desktop firewall’ ou ’software firewall’.

São firewalls básicas que monitorizam e bloqueiam sempre que necessário o tráfego da Internet.

Quase todos os computadores vêm com firewalls instaladas, porque o Windows XP e o Windows Vista trazem por defeito este software.

As vantagens de uma firewall por software incluem:

  • São gratuitos com o sistema operativo ou para uso pessoal
  • Podem ser facilmente integrados com outros produtos de segurança
  • Não necessita de hardware instalado no computador
  • São muito simples de instalar, normalmente já vêm activadas por defeito e o Sistema Operativo alerta quando não temos nenhum tipo de firewall a funcionar.

Uma firewall deste tipo é o básico que deve existir em cada computador e não há razões que justifiquem a não utilização de, pelo menos, uma desktop firewall.

Exemplo de firewalls gratuitas:

  • Windows Defender

Vantagens:

– Ajuda a detectar e a remover spyware

– Detecção de spyware. Encontra rápida e facilmente spyware e outros programas indesejados, que podem tornar o computador lento, apresentar janelas pop-up com incómodos anúncios, alterar definições de Internet, ou usar as suas informações privadas sem o seu consentimento.

– Funcionamento claro e tecnologia de remoção rigorosa. Elimina facilmente o spyware detectado, sob a sua indicação. Se remover inadvertidamente programas que na verdade deseja, é fácil recuperá-los.

-Análises e remoções programadas. Executa estes processos quando for conveniente para si, tanto a pedido, como num horário que definiu.

– Melhora a segurança de navegação na Internet

– Ajuda a impedir o spyware antes de este se infiltrar no computador. Oferece uma salvaguarda contínua concebida para combater todas as formas pelas quais o spyware se pode infiltrar no computador.

– Funciona sem o distrair. É executado na retaguarda e trata do spyware automaticamente, de acordo com as preferências que definiu. Pode usar o computador com o mínimo de interrupções.

– Ajuda a impedir as ameaças mais recentes

– Experiência em que pode confiar. Uma equipa dedicada de investigadores da Microsoft pesquisa continuamente a Internet para descobrir spyware novo e desenvolver métodos de o combater.

– Impede novas ameaças rapidamente. Uma rede mundial e voluntária de utilizadores do Windows Defender ajuda a Microsoft a determinar que programas suspeitos devem ser classificados como spyware. Os participantes ajudam a descobrir rapidamente novas ameaças e notificam os analistas da Microsoft, para que todos estejam mais protegidos. Qualquer pessoa que utilize o Windows Defender pode associar-se a esta rede e ajudar a informar a Microsoft da existência de potencial spyware.

– Mantém-se actualizado automaticamente. Para ajudar a proteger o computador contra as ameaças mais recentes, pode optar por transferir automaticamente as actualizações que combatem novo spyware.

Compatibilidade: Windows XP, Vista, 2003.