Rede doméstica wireless

A variedade de opções para uma rede doméstica pode dificultar as decisões de compra. Antes de escolher que tipo de equipamento adquirir, é preciso decidir que tipo de tecnologia de rede (o modo como os computadores  numa rede conectam-se ou comunicam uns com os outros) será usado. Este artigo descreve como configurar uma rede wireless e os requisitos de hardware.

As redes sem fio usam ondas de rádio para enviar informações entre computadores. Os três padrões mais comuns de rede sem fio são 802.11b, 802.11g e 802.11n.

Características da rede wireless

Velocidade

  • 802.11b: transfere dados em uma velocidade máxima de 22 megabits por segundo (Mbps)
  • 802.11g: transfere dados a uma velocidade máxima de 54 Mbps
  • 802.11n: transfere dados a uma velocidade máxima de 300 Mbps

(Por exemplo, download de uma foto de 10 megabytes [MB] da Internet em condições ideais demora cerca de 7 segundos em numa rede 802.11b e cerca de 1,5 segundo em uma rede 802.11g ou 802.11n.)

Custo

Adaptadores de rede e routers sem fio podem custar três ou quatro vezes mais que adaptadores e hubs ou switches para cabos de Ethernet. Os produtos para 802.11b são mais acessíveis; já os produtos para 802.11n são os mais caros. Os produtos para 802.11g têm preço intermédio e oferecem uma amplitude de sinal maior do que os produtos para 802.11b e 802.11n

Prós

  • É mais fácil de mudar os computadores de lugar, já que não há fios.
  • As redes sem fio normalmente são mais fáceis de instalar do que Ethernet.

Contras

  • A tecnologia sem fio é mais cara e normalmente mais lenta que Ethernet ou HPNA.
  • A transmissão em rede sem fio pode ser afectada por interferência de obstáculos tais como paredes, grandes objectos metálicos e canos. Além disso, muitos telefones sem fio e fornos de microondas podem interferir nas redes sem fio quando estiverem em uso.
  • As redes sem fio normalmente têm metade da sua classificação de velocidade em qualquer condição que fique fora da ideal.

Requisitos de hardware

  • Adaptador para rede sem fio -Um para cada computador na rede
  • Router– Um

Adaptadores de rede: Os adaptadores de rede (também chamados de placas de interface de rede, ou NICs) conectam os computadores a uma rede para que possam comunicar entre si. Um adaptador de rede pode ser conectado à porta USB do seu computador.

Foi feita uma pesquisa para encontrar o melhor preço, a diferença de preços não era muito relevante o adaptador escolhido foi tendo em conta o protocolo de velocidade 802.11g pois para uma rede doméstica é o suficiente, a escolha foi esta:

link

Router: O Router conecta os computadores em rede (por exemplo, um router pode conectar a sua rede doméstica à Internet). Os router´s também possibilitam que você partilhe uma única conexão de Internet com vários computadores. Os routers podem ser com fio ou sem fio. Não é preciso usar um routers para uma rede com fio mas recomendamos fazê-lo caso deseje compartilhar uma conexão de Internet. Pontos de acesso transformam redes Ethernet com fio em redes sem fio. Se você deseja partilhar uma conexão de Internet  numa rede sem fio, é preciso ter um router sem fio ou um ponto de acesso.

A diferença de preço para este hardware também não diferia muito, optou-se por esta escolha  devido a ser uma promoção já com oferta de um adaptador de rede, o router escolhido foi tendo em consideração o protocolo 802.11g:

link

Etapas para configurar a rede

  1. Instalar qualquer hardware necessário.
  2. Configurar uma conexão com a Internet (opcional).
  3. Conectar os computadores.
  4. Executar o Assistente para Configuração de Router ou Ponto de Acesso Sem Fio (somente para acesso sem fio).

1) Instalar o hardware

  • Instale adaptadores de rede em todos os computadores menos  no pc vai ficar com o router. (Siga as instruções de instalação nas informações fornecidas com cada adaptador.)
  • Instale o router/modem (atribua uma senha para a sua rede)

2) Configurar ou verificar uma conexão com a Internet (opcional)

Não é necessário uma conexão com a Internet para configurar uma rede, embora a maioria das pessoas prefira usar a própria rede para partilhar uma ligação desse tipo. Para configurar uma ligação com a Internet, é necessário um modem a cabo ou DSL e . Abra o assistente Conectar-se à Internet e siga as instruções.

É preciso um ISP (provedor de serviços de Internet) e um hardware para conectar-se à Internet:

  • ISP. Um ISP fornece acesso à Internet. O processo de inscrição para obter uma conta  num provedor é tão simples quanto fazer uma assinatura telefónica.
  • Hardware. Para uma conexão de banda larga, como ADSL ou a cabo, você precisa de um modem ADSL ou a cabo. Isso geralmente é incluído como parte do hardware de inicialização do ISP quando  se inscreve  numa conta de banda larga. Para uma ligação dial-up,  precisa de um modem dial-up. Muitos computadores vêm com esse tipo de modem já instalado.

Se já tiver uma conexão com a Internet, somente precisará verificar se ela está a  funcionar. Para isso, abra o browser da Web e vá para um site que não costuma visitar. (Se for para um site visitado com frequência, algumas páginas da Web do site poderão estar armazenadas no computador e serão exibidas correctamente mesmo que sua ligação esteja com problemas.) Se o site abrir e você não receber nenhuma mensagem de erro, a sua ligação esta a funcionar.

3) Conectar os computadores

Para redes sem fio, execute o Assistente para Configuração de Router ou Ponto de Acesso Sem Fio no computador conectado ao router. O assistente o orientará ao longo do processo de adição de outros computadores e dispositivos à rede.

4) Executar o Assistente para Configuração de Router ou Ponto de Acesso Sem Fio

Execute o Assistente para Configuração de Router ou Ponto de Acesso Sem Fio no computador conectado ao router.

  • Para abrir Configurar um Router ou Ponto de Acesso Sem Fio, clique no botão Iniciar, clique em Painel de Controlo, Rede e Internet e clique em Centro de Rede e partilha. No painel esquerdo, clique em Configurar uma conexão ou uma rede e em Configurar um router ou ponto de acesso sem fio.

O assistente ira orienta-lo ao longo do processo de adição de outros computadores e dispositivos à rede.

5)Definir regras e segurança

Se estiver partilhar arquivos através de uma rede sem fio ou com computadores que estão conectados à Internet, a segurança é um factor importante. Se não tomar medidas para ajudar a proteger sua rede, é possível que invasores de Internet ou curiosos sem fio acessem seus arquivos partilhados.

Para ajudar a proteger os computadores na sua rede sem fio contra acesso não autorizado existem varias formas:

  • Instale um firewall entre a Internet e a sua rede;
  • Active WAP (Wi-Fi Protected Access)
  • Atribua senhas a pastas que deseja proteger usando o controle de acesso de nível de partilha do Windows, também conhecido como “permissões.”

Partilhar arquivos e impressora (hardware)

Existem dois tipos de impressoras compartilhadas:

  • Impressoras de rede que são conectadas diretamente a uma rede, geralmente a um dispositivo chamado servidor de impressão, em vez de a um computador em particular.
  • Impressoras locais , provavelmente as que usa, que são conectadas a um único computador numa rede. Ao configurar o partilha de impressora,  pode partilhar uma impressora local com outros computadores na rede.

Após adicionar um computador a um grupo de trabalho, você pode partilhar qualquer impressora conectada a ele. Para partilhar uma impressora, abra o painel de controlo Impressoras clique em Iniciar , apontando para Configurações (ou Painel de Controlo ) e, em seguida, clique em impressoras (ou Impressoras e  fax ). Selecione a impressora que deseja partilhar e no menu Arquivo , clique em partilha, ou clique em Propriedades e, em seguida, clique na guia Partilha . Na caixa de diálogo partilha , escolha partilhar ou não partilhar a impressora.